Bule Voador

Turma do Bule


conselho_midia

LIGA HUMANISTA SECULAR DO BRASIL – LiHS

O Conselho de Mídia gerencia os diversos canais mantidos pela LiHS. É composto por Editores e Colaboradores Especiais.

asa_heuser

Åsa Dahlström Heuser

Finlandesa, veio ao Brasil aos 13 anos com a família e mora atualmente em Guaíba, Rio Grande do Sul. Nascida em 1956, atéia, casada, três filhos e três netos, dá aulas particulares de inglês e sueco, línguas em que é fluente. Ainda tem algumas noções de espanhol e francês, mas não fala finlandês. Não fez curso superior, mas tem um amplo leque de interesses e lê de tudo, desde Harry Potter a Dawkins, Sagan e Pinker. Interessa-se muito por Ciências, principalmente na área das Neurociências, Genética e Psicologia Evolutiva. Gosta de assistir seriados e filmes, e tem um gosto bastante eclético para música, mas gosta de ficar em silêncio de vez em quando. Como passatempo mantém um blog, e gosta de passear com o marido na praia que fica no bairro onde mora.

eduardo

Eduardo Patriota Gusmão Soares

Paulista, avesso a bebidas e cigarros, pacífico, paciente e feliz em poder desfrutar a vida. Trabalha como analista de sistemas. Curioso desde sempre, adora debater sobre tudo (menos futebol, coisa que não gosta). Sempre lendo e estudando, participou de muitas e calorosas discussões sobre religião, o que o levou a criar um blog em 2004 e desde então vem escrevendo sobre este e outros temas. Gosta de passear com a namorada, ir ao cinema, jogos eletrônicos, ver diversos seriados e também de um bom sofá num dia chuvoso para descansar. Amante dos animais, ajuda uma ONG de proteção animal há anos, mantendo um blog para a mesma e contribuindo com sua divulgação.

lucas

Lucas Secco

Gaúcho, 22 anos, é Físico formado pela UFRGS e nutre um grande carinho por Porto Alegre e pelo RS. Atualmente é mestrando em Cosmologia na USP, residindo em São Paulo. Curte muito uma cerveja no bar com amigos ao redor, praticar muay thai, tocar piano e passar tardes inteiras sem fazer absolutamente nada. Acima de tudo, só espera da vida que ela seja tranquila.

wladimir

Wladimir Lyra

Diario de bordo, data estelar 41263.1. Tivemos hoje contato com um espécime em particular, natural do terceiro planeta orbitando uma estrela amarela em uma galáxia que os locais chamam de Via-Láctea, no Superaglomerado de Virgem. Nasceu em belíssimo estuário que tem por nome Rio de Janeiro, 1981 anos locais após o nascimento de um alegado semideus cultuado por grande parcela da população senciente de seu planeta natal. Versado em Astronomia, sua paixão é estudar o Universo. Esporadicamente se detém desta atividade para contribuir para melhorar a condição de sua espécie. Ainda que relativamente avançada tecnologicamente, nos disse ele que a civilização de seu planeta ainda não superou o estágio semi-bárbaro de predação intra-espécie, alimentada por divisões tribais. Defende ele que a solução para esta condição passa por tolerância com respeito às diferenças superficiais que sustentam as divisões. Disse também que mora há dez anos longe de sua cidade natal, e que “tem saudades do pôr-do-sol no Arpoador”. Procuramos as referências, e admitimos que, da localidade citada, a estrela local fornece diariamente um espetáculo sem par no Universo conhecido. Agradecemos também a trilha sonora. A tripulação ainda não se cansou de escutar os tais Noel Rosa, Vinícius de Moraes e Chico Buarque que ele nos apresentou.

rodrigo

Rodrigo Véras

Apaixonado por ciência, história e filosofia, e comprometido com a divulgação científica, Rodrigo Véras é biólogo de formação e se orgulha muito disso. Seus interesses são diversos, mas, buscando controlar suas tendências dispersivas, tem concentrado-se na biologia evolutiva, biologia teórica e computacional, bioestatística, metodologia científica e filosofia da biologia, bem como nas relações destas disciplinas com áreas como a epistemologia, ética e a metafísica. Além de ser uma pessoa completamente fascinada pelas neurociências e pelas ciências cognitivas, o que o leva a ocasionalmente dar pitacos nestas áreas. Ele é um dos editores do Periódico Bule, doevolucionismo.org e do tumblr de respostas sobre evolução, ‘Pergunte ao Evolucionismo‘, tendo se auto-outorgado o título de ‘Comodoro da divulgação científica da LIHS‘, o que, um dia, lhe possibilitará dar um grande ‘carteiraço’ que poderá salvar sua vida. Pelo menos, assim, ele espera. Não gosta de falar muito sobre si mesmo, especialmente sobre sua vida pessoal (que ele jura ter uma), mas sente que, apesar disso, sempre acaba falando ou escrevendo demais. É um humanista inveterado, ainda que prefira manter a maioria dos demais seres humanos a uma certa distância de si mesmo. Não costuma falar na terceira pessoa sobre si mesmo, mas desta vez abriu uma exceção.

lenon

Lenon Mendes

Engenheiro de Controle e Automação e Mestrando em Energia Nuclear. Sou vegetariano, ativista dos direitos humanos e dos animais. Acadêmico por natureza, tenho paixão pela ciência, por livros, bibliotecas, aprendizado e debates científicos. Nasci no interior do Paraná e atualmente resido em Recife e, sempre com uma mochila nas costas vivo uma vida com poucas raízes, buscando experiências e oportunidades para me tornar alguém melhor. Acredito na educação como base de uma sociedade e tenho nas palavras escritas o meu maior deleite.

christian

Christian Dechery

Nascido e criado no Rio de Janeiro, 34 anos, analista de sistemas atuando na área de telecomunicações há quase 10 anos. Blogueiro, DJ, malabarista, amante da literatura, cinema e música eletrônica, desde a adolescência incomodado com o conceito de Deus e do papel da religião na sociedade, apesar de criado por mãe muita católica. Dos assuntos que gosta mais de ler estão: comportamento humano, filosofia, colapso do sistema econômico, etc. É ateu, mas se encontra em eterno conflito sobre o espaço vazio deixado pelo mistério que as religiões demandam domínio exclusivo.

debora

Débora Viveiros Pereira

Mineira do interior, vinte e poucos anos, bacharel em História pela PUC Minas. Atua na área de Patrimônio e Memória, e tem como grande objetivo trabalhar com Restauração e Conservação de bens. Descobriu o amor pela leitura antes mesmo de ser alfabetizada e tem como hobbies a fotografia e o estudo da arte, pois sua maior frustração é não possuir nenhum dom artístico. Nos últimos anos passou a ver o mundo com outros olhos quando se assumiu feminista, parou de assistir televisão e descobriu que quanto mais aprendemos, menos sabemos. Viciada em seriados, leitora crônica e aversa a esportes em geral. Fã inveterada de Led Zeppelin, música francesa e Tropicália.

joao_gabriel

João Gabriel S. Martins Oliveira

Carioca desde 1985, radicado em Porto Alegre a partir de 2008. Recém-formado em engenharia elétrica na área de sistemas de potência, é também recém-apaixonado pela Literatura, a evolução (nem um pouco) natural do seu gosto por ler que o acompanha pela vida inteira. Por isso, é calouro no curso de Letras-Português da PUCRS. Enquanto escreve seu primeiro romance, busca discorrer de forma (só um pouco) menos literária e mais direta dos assuntos da alma, a individual e a social. Não vê outro caminho para o avanço além do Humanismo Secular, mas se distrai às vezes desses grandes assuntos com prog, blues, livros (óbvio), RPG e video games.

danilo-freitas-souza

Danilo Freitas

Publicitário, nascido nos anos 90, em Salvador, Bahia. Trabalha com direção de arte e, por vezes, redação publicitária. Aprecia a tecnologia. Ateu militante. Adora qualquer tipo de arte, pois elas mostram o que o ser humano tem de mais valioso: sua manifestação cultural e educativa. “Uma ideia só deixa de ser um simples pensamento quando é passada adiante”. É fã de House (tanto o seriado quanto o gênero eletrônico), Family Guy, Adventure Time e Ryotiras. Curte bandas inglesas como Coldplay, Radiohead, Pink Floyd, Above & Beyond, Queen e Gorillaz. Acredita que jogos eletrônicos são uma nova forma de arte e podem ser plenamente utilizados para educação. Para ele, Política e Religião devem sim ser discutidos – até mais do que outros assuntos.

cicero

Cícero Escobar

Gaúcho da cidade de Pelotas, reside em Porto Alegre. Nascido em 1986, é formado em Engenharia Química e atualmente doutorando na UFRGS. Em horas vagas noturnas cursa disciplinas de Filosofia na mesma universidade. Um entusiasta da ciência, filosofia e cinema. No que diz respeito ao gosto musical é um grande fã de U2. Também rascunha poesias nas horas vagas de inspiração.

eneraldo

Eneraldo Carneiro

Eneraldo Carneiro é Fotógrafo profissional, com pós-graduação (especialização) em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais (UCAM 2003), graduado em Física pela UFRJ (bacharelado). É carioca (1962 vintage), ateu, botafoguense, e pai de Nara. Não necessariamente nessa ordem. Se interessa por Ciências, Política, Fotografia, Filosofia, História entre outras coisas. É membro da Associação de Fotógrafos Fototech (www.fototech.com.br), e escreve também nos blogues Gato Pré-Cambriano(gatoprecambriano.wordpress.com) e Aponta & Chuta.(apontaechuta.wordpress.com)

ricardo

Ricardo Heavyrick

Nascido na cidade do Caos (São Paulo), mas vive há tempo em Americana que o sotaque ficou meio caipira. Completamente por acaso cursou e se formou em Processamento de Dados pela Fatec, onde descobriu no PHP uma forma de ganhar a vida: fazendo programa. Entretanto é na história, na filosofia, na política, no heavy metal, no asfalto, no futebol e no relacionamento com as pessoas que gosta que de fato encontra sua razão de viver. Palmeirense, fã de Iron Maiden e ateu graças a Nietzsche, Dawkins, Carlin, Hitchens combinados com um pouco de pensamento crítico. Sustenta um blog de poucos leitores na internet para massagear seu ego e treinar escrita. Adoraria saber cantar ou tocar um instrumento ou escrever um livro, mas a preguiça é maior que tudo =D

robson_fernando

Robson Fernando de Souza

Recifense nascido em 1987, estuda Ciências Sociais e concentra diversos interesses de bem comum: Direitos Animais/veganismo/abolicionismo; Direitos Humanos; humanismo secular; feminismo; anticapitalismo; antimilitarismo; esquerda política com profundidade; solidariedade com as causas LGBT, negra e ambientalista, entre outros. É autor dos blogs Consciencia.blog.br e Veganagente e do vlog Consciencia.VLOG.br. Dá a César o que é de César, tratando comentadores educados com cordialidade e respeito e comentadores raivosinhos/reaças com autoridade ou ignorando. Fica feliz da vida quando alguém declara que virou vegetariano ou vegano e/ou pensou melhor sobre algum assunto graças ao seu trabalho nos blogs e no vlog. Reage com classe quando alguém publica um vídeo ou texto reacionário contra alguma causa pela qual ele luta, publicando em seus blogs e/ou no vlog vídeos-respostas ou prints comentados dos textos opositores.

mike_stucin

Mike Stucin

Nascido em Reggio Emilia (Itália) em 22/04/1987, migrou para o Brasil com 10 anos de idade. Bacharel em direito, sempre se interessou por temas ligados ao Direito Constitucional, Direitos Humanos, Estado laico etc. Como a maioria dos italianos residentes fora da “Bota”, trabalha no restaurante italiano de sua família no interior de São Paulo. Apaixonado por Blues e Jazz, boa comida e bom vinho, não abre mão de uma discussão sobre política.

 

Matheus Carlos (Shady)

Nascido em Petrolina-PE 18 dias antes do falecimento do grandioso Carl Sagan. Sou um cientificista que não acredita que a filosofia está morta para a ciência. Enxergo a divulgação científica como um excelente meio de combate ao obscurantismo bastante presente em nossa sociedade, e portanto, pratico-a. Sou auxiliar contábil e por enquanto não estou inserido no meio acadêmico (Quando quiserem criticar os meus textos não utilizem isso como fundamento. Ad hominem é feio, amiguinhos hehe)