Bule Voador

Sobre



“Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados, em vez dos dogmáticos terem de prová-los. Essa idéia, obviamente, é um erro.

De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um bule de chá de porcelana girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o bule de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos.

Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice.

Entretanto, se a existência de tal bule de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade e levaria o cético às atenções de um psiquiatra, numa época esclarecida, ou às atenções de um inquisidor, numa época passada.”

Bertrand Russell

  • http://www.facebook.com/imarcescivel Eduardo Corrêa

    Foi completamente preconceituoso e anti-ética a relação feita por você sobre o Comunismo, ligando este mesmo na sentença, e a ‘falta de valores/moral. Quero deixar claro que o Comunismo visa a reforma no modo de pensar da sociedade. Visa a mente humana junto da consciência do melhor. É humanista, agnóstico, católico, cético, espírita e tantas outras denominações por um motivo: por que provém do povo e do auxilio da comunidade as leis vigentes do Estado. Sugiro que reformule sua opinião.

    – Eduardo Corrêa.