Bule Voador

Como Combater Extremismo com Ateísmo

Smoke billows from oil wells, set ablaze by Islamic State (IS) group militants before fleeing the oil-producing region of Qayyarah, on August 30, 2016, after Iraqi forces pushed the jihadists out of the northern town on the banks of the Tigris river.
Iraqi forces on August 25 retook key areas in the city and pushed the Islamic State group from Qayyarah, a northern town considered strategic for any future offensive against the jihadists' last stronghold of Mosul.

 / AFP / SAFIN HAMED

O mundo não está acabando, mas encaramos um tremendo problema vindo de gente que acredita que ele está. As crenças de muitos radicias se tornaram cada vez mais apocalípticas pela década passada. Eles estão convencidos de que o fim do mundo é iminente e que têm um papel especial em ocasioná-lo. Quer você esteja ou não interessado no apocalipse, os terroristas que creem que ele está a caminho estão interessados em você.

Soluções são difíceis de conseguir. Mas há um modo de fazer face ao extremismo que é potencialmente tão eficaz quanto é impopular. É uma estratégia social e intelectual que visa a minar as crenças religiosas que motivam os jihadistas — e um dos conjuntos de ideias mais controversos a emergir no Ocidente no último quarto de século: o Novo Ateísmo.

O Novo Ateísmo emergiu em resposta direta aos ataques terroristas de 11/9 executado pela al-Qaeda, que demonstraram que agir com base em certas crenças religiosas pode levar à catástrofe. O movimento ofereceu uma perspectiva até então não bem-vinda: Que toda religião tem consequências negativas, e que até os moderados religiosos contribuem ao problema porque, por afirmarem que a fé é uma razão legítima para manterem-se crenças, facilitam os extremistas religiosos.

Ao fazerem este caso, os Novos Ateus ilustremente quebraram um tabu de longa data contra criticar a fé de uma pessoa. Mas eles quebraram também um segundo tabu. Alguns Novos Ateus na esquerda — incluindo Sam Harris, Jerry Coyne, Richard Dawkins e Michael Shermer — uniram suas vozes com muitos na direita por dizerem que há perigos singulares associados com a jihad, tais como o martírio. O Novos Ateus argumentaram que concentrar-se no extremismo religioso genérico é uma cortina de fumaça, que os conteúdos específicos das doutrinas religiosas delimitam maneiras como o extremismo ocorre e assim algumas doutrinas impõem ameaças maiores do que outras.

O Novo Ateísmo já teve sucesso em modificar a paisagem cultural da civilização ocidental, tornando muito mais aceitável ser ateu abertamente, dando aos ateus visibilidade pública sem precedentes, reforçando as fronteiras legais do secularismo e mudando a natureza do discurso público acerca da fé, da crença, de Deus e da religião.

Ideias neoateístas como estas se infiltraram em sociedades muçulmanas fechadas tradicionais, dando a essas populações uma oportunidade de questionar suas crenças. Em países muçulmanos, os escritos dos Novos Ateus — que são ilegais — ajudaram a semear dúvida e dissidência. A tradução árabe de The God Delusion de Richard Dawkins, por exemplo, foi baixada dez milhões de vezes, e fotografias de pessoas segurando-a ao olharem Meca de alto são extraordinariamente comuns dadas as penas draconianas por fazê-lo — variando de dez anos de prisão à morte.

O Novo Ateísmo pode ter permeado o mundo islâmico, mas não encontrou raízes profundas. E sua abordagem atual não é bem adequada para penetrar mais ainda nas sociedades muçulmanas. O discurso condescendente dos Novos Ateus — chamando pessoas religiosas de delirantes, por exemplo — não é uma estratégia transcultural eficaz para gerar mudança.

O próximo capítulo no Novo Ateísmo exigirá uma letra mais nuançada, se não mais gentil. A escritora holando-americana natural da Somália Ayaan Hirsi Ali, por exemplo, argumentou com eloquência que o Islã precisa de uma reforma interna antes que o pluralismo intelectual e religioso possa se tornar comum no mundo islâmico. O ateísmo, observa Ali, é um passo lógico que vem após valores iluministas como racionalismo e tolerância, e as liberdades de uma sociedade livre, aberta e laica, estiverem aplicados.

Para este fim, os Novos Ateus começaram a estender a mão para colaborarem com muçulmanos moderados e, possivelmente de modo mais importante, ex-muçulmanos. Muitos desses ex-muçulmanos se tornaram Novos Ateus e retornaram às suas comunidades para advogar pela reforma. Por exemplo, Maajid Nawaz (um ex-membro de um grupo islamista radical que se tornou contra-extremista) e Ali Rizvi (um “muçulmano ateu” por autoidentificação) têm estado envolvidos intimamente numa reforma islâmica em curso ajudando a erodir leis de blasfêmia.

O caminho adiante requer que sejamos capazes de falar honestamente sobre a religião, e o Novo Ateísmo foi o esforço cultural mais eficaz para facilitar esta conversa. Seus empenhos para o progresso, no entanto, devem reconhecer a humanidade na religião enquanto mantêm um diálogo franco acerca de conflitos profundamente arraigados entre a razão e a fé. Um Novo Ateísmo maduro é necessário hoje mais do que nunca anteriormente para oferecer uma alternativa singular a conflitos de fé irreconciliáveis, dos quais alguns desejam acabar com o mundo.


Peter Boghossian é professor de filosofia na Portland State University e autor de A Manual for Creating Atheists.

James Lindsay é autor de Everybody is Wrong about God e mantém o blog God Doesn´t; We Do.

Phil Torres é escritor contribuidor para o Future of Life Institute e diretor fundador do X-Risks Institute.


Link para o original.

Luan Marques on sabfacebook
Luan Marques
  • Antonio Porto Rosa Filho

    No século passado (década de 30)um homem tentou extirpar a religião do seu país por meio da
    educação ateísta obrigatória nas escolas, mas o resultado foi ineficaz.
    Então ele decidiu usar a força ( e não a Razão), fechando centenas de igrejas e mandando os
    fiéis para os campos de trabalhos forçados.
    O homem se chamava Josefh Stalin, ditador da URSS.
    Antes dele, Lênin já havia feito o mesmo, também sem sucesso.
    Ambos falavam em nome da Razão.
    A diferença entre estes ateus e os novos ateístas,Dawkins, Harris, é que estes não tem
    nenhum poder , pois se tivessem não estariam dialogando, mas agindo.

    • Luan Rafael

      P1. Pessoas no passado tinham propósito x e usaram meios violentos para realizar este propósito.
      P2. Pessoas no presente têm propósito x e usam meios dialogais para realizar este propósito.
      C. Se estas pessoas no presente tivessem poder, usariam os mesmos meios que aquelas pessoas usaram no passado.

      Acho que está faltando uma premissa.

      • AntonioOrlando

        Luan Rafael

        (Neo)ateus, não raro, tem dificuldade para entender as coisas; ou sofrem de amnésia seletiva. A Coreia do Norte e ateia, no entanto, é violenta, repressiva, autoritária e, sobretudo, quer resolver tudo na porrada – ou bomba nuclear.

        • André Luiz

          ,
          Estados religiosos podem ser a mesma coisa

          Ateísmo é simplesmente não crença em deuses e por extensão no sobrenatural e só, não há dogmas no ateísmo. associar comunismo com ateísmo é forçação de barra. Se K Marx fez isso, problema dele. Isso era um ponto de vista especifico dele em relação a politica.

          Na ditadura comunista se houvesse um ateu a favor da democracia e do capitalismo ia ser alvo de repressão do mesmo jeito. Então não tem caráter anti-religioso aí. É politico apenas. De certa muita gente vê a religião institucional como um governo a parte e uma ameaça. Basta olhar a teocracia no Islã, etc. A igreja católica se metia em politica, favorecia elites, que não era área de atuação dela.

          Uma pessoa ateia que tenha percepção, sabe que não tem como matar fé das pessoas. As pessoas podem ser reprimidas, mas não tem como ler o pensamento delas e dizer se tem ainda fé ou não. A preocupação era com religião institucional representadas por igrejas, mesquitas, etc., que são organizações e não apenas pessoas com fé.

        • Luan Rafael

          O problema da Coreia do Norte é se importar demais com evidências empíricas e coerência lógica na formação das nossas crenças? É exigir demais que as pessoas estejam dispostas a revisar suas crenças com base em considerações racionais? É se preocupar demais em não se deixar levar pelos nossos vieses cognitivos? É ser crítica demais acerca do hábito de fazer nosso pensamento de refém da literatura antiga? Se esse é o problema com a Coreia do Norte, Mãe Natureza tem muito a nos explicar.

          • AntonioOrlando

            Luan Rafael

            A literatura “antiga” é a base do que hoje chamamos civilização. Não a ciência. A ciência nao raro é produto do discernimento que se tem dessa literatura (ética, valores morais etc) “antiga”. A Coreia do Norte tem uma ideologia que nao permite religiões, logo, é uma sociedade ateia e com valores que espelham esse ateísmo. Por fim, o ateísmo, como idelogia, nao é puro ou isento de “maldades”, ou seja, o ateismo nao é moralmente superior a nada.

          • Luan Rafael

            Eu não sei como se pode enquadrar “Não terás outros deuses diante de mim” do primeiro mandamento com “O congresso não fará nenhuma lei com concernente ao estabelecimento da religião, ou proibindo o exercício livre da mesma” da primeira emenda da constituição dos EUA. Porque se a literatura antiga é a base do que chamamos de civilização, é melhor que se enquadre (Aqui é a hora de os contorcionistas lógicos da apologética chegarem pro resgate).

            Também não sei como enquadrar esses valores epistêmicos que eu cito (sarcasticamente) como os problemas da Coreia do Norte com a literatura antiga. Talvez você possa me ajudar a achar essa exigência às pessoas para estarem dispostas a examinar, questionar e revisar suas crenças mais profundas com base em considerações racionais. Em que mandamento está? Está em letras miúdas numa nota de rodapé da Bíblia? (Será que está no conselho de Jesus a acreditar sem ver e repreender o cético Tomé?) Tem que estar, para esses valores epistêmicos serem produto da literatura antiga.

          • Cícero

            Luan, esse mandamento se encaixa bem na Coréia do Norte, com o dever do povo em adorar seu líder assassino (principalmente de cristãos) e déspota Kim como um deus.
            Mas sabemos é apenas um homem carnal mortal pecador.

            Quanto a Tomé… diante de tantos sinais, prodígios, milagres e maravilhas operados por Jesus (que VEMOS até hoje) e seus destacados ensinos ele só teve uma resposta quando o VIU:
            “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e DEUS MEU!”
            João 20:28.

          • Luan Rafael

            Cicero, eu não sei como o que vc diz sobre a Coreia conversa com a minha resposta ao Antonio. Se a Coreia do Norte segue o Decálogo ou a Constituição Americana é irrelevante pro que eu disse. O que é relevante é como o primeiro mandamento do decálogo pode se encaixar com o nosso valor pela liberdade de religião e adoração, dada a afirmação do Orlando de que o que eu chamo de “literatura antiga” leva o crédito pelo que chamamos de civilização. Cadê a conexão nesse exemplo específico?

            O segundo ponto foi em resposta à insinuação de Orlando de que a Bíblia também leva crédito (que previsível, ela tem que levar crédito por tudo, né? O livro é perfeito!) pelos nossos valores epistêmicos, por ex., de valorizarmos evidências. O meu desafio foi algo como: Como faz sentido dizer que o nosso valor pelas evidências empíricas vem da Bíblia quando nos deparamos com um dito como “Bem aventurados os que não viram e ainda assim creram” (João 20:29)?

          • Cícero

            Luan,
            1. Realmente se vc não é cristão ou fosse um dos líderes norte-coreano, o primeiro mandamento é irrelevante.
            Porém, a Bíblia – literatura antiga (sic) – está cada vez mais atual e presente nas pessoas do mundo todo, com seus inúmeros benefícios que o Cristianismo oferece, isso é FATO.

            2. Vc acha que seria necessário a comprovação empírica visual de inúmeros fatos no mundo natural, assim como os benefícios do Cristianismo?
            Pergunto, vc precisa de seus olhos físicos para comprovar a realidade do vento, energia, gravidade, radiação, pensamentos, ideias?

          • Luan Rafael

            Cicero, acho que vc vai ter que reler a linha de comentários pra ter uma ideia sobre do que eu estou falando e a que eu estou respondendo, porque as suas respostas não fazem muito sentido como réplicas aos meus argumentos em conversa com os outros aqui nessa linha de comentários.

          • Ronaldo Alves

            Meu amigo, quem não faz muito sentido é o “pastor” Cícero que vive pra denunciar a Conspiração Ateísta/Naturalista/ Darwinista/Gayzista que é uma arma usada pelo demônio para atacar os pobres cristãos perseguidos. É dose….

          • Cícero

            Luan, non-sequitur, manobra evasiva… é sua interpretação.

          • Ronaldo Alves

            “Porém, a Bíblia – literatura antiga (sic) – está cada vez mais atual e presente nas pessoas do mundo todo, com seus inúmeros benefícios que o Cristianismo oferece, isso é FATO.”
            FATO é que vc é o maior chato de galocha! Se não puder apresentar pesquisas indexadas que comprovem sua afirmação, levante sua bunda seca dessa cadeira, saia da frente do computador e vá fazer algo que preste nesta sua vida inútil: visite um orfanato, um asilo, leve conforto para quem precisa e pare de pentelhar em sites humanistas. Vc não consegue converter ninguém com seu papo de fanático, ao contrário, espanta todo mundo. Tá pior que testemunha de Jeová, cacete. Vade retro…
            Primeiro, só porque uma religião ou sistema de crença tem mudado as vidas das pessoas para melhor isso não significa que os ensinamentos ou doutrinas desse sistema devam ser verdadeiros e infalíveis. E também não apagam todos os outros testemunhos similares de todas as outras religiões e sistemas de crença.
            Segundo, Existem MUITAS pessoas cujas vidas foram transformadas para melhor através de outras religiões ou sistemas de crença. Eu poderia FACILMENTE demonstrar o MESMO tipo de evidência de testemunhos e vidas transformadas por outros sistemas de crença, religiões, modas populares de psicologia, grupos de auto-ajuda, grupos de Alcoólicos Anônimos, seitas da Nova Era, e até mesmo Ateístas/Agnósticos, etc. Qualquer pessoa que queira encontrar tais testemunhos pode facilmente fazê-lo entrando no terreno da adoração de outras religiões, procurando testemunhos na Internet, lendo sobre eles em livros da biblioteca/livraria, etc. Entretanto, apenas porque esses testemunhos são verdadeiros e sinceros isso não significa que aquelas práticas ou sistemas de crença sejam certos para todos. O mesmo também acontece com a fé cristã.

            “Vc acha que seria necessário a comprovação empírica visual de inúmeros fatos no mundo natural, assim como os benefícios do Cristianismo? Pergunto, vc precisa de seus olhos físicos para comprovar a realidade do vento, energia, gravidade, radiação, pensamentos, ideias?”
            Luan quis dizer que como a bíblia aparentemente valoriza quem acredita sem evidências, não faz sentido dizer que o nosso valor pelas evidências empíricas vem da Bíblia. Preciso desenhar?
            Ninguém nega os benefícios do cristianismo na vida de muitas pessoas.
            O problema é afirmar que o cristianismo é verdadeiro. Afirmar que algo existe é afirmar como verdadeiras todas as proposições que descrevem as suas alegadas propriedades. Por exemplo, afirmar que o deus cristão existe é afirmar que criou o universo, é inteligente, é bondoso, é onipotente, é pai, filho e espírito santo, nasceu da virgem Maria, morreu e ressuscitou por nós, um monte de outras proposições que têm de ser verdadeiras para ser verdade a proposição de que esse deus existe. Esta conjunção é tão inacreditável que só com evidências muito fortes a seu favor se justificaria. E se vier vier com sua famosa desculpa: “Prove que deus não existe” só tenho uma coisa pra te dizer: se vc aceita uma afirmação como verdadeira até alguém provar que ela é falsa, tenho um terreno na Lua e estou vendendo baratinho. Quer comprar?
            http://geradormemes.com/media/created/o7ojfg.jpg

          • Cícero

            Mesmo que algumas crenças, sistemas e filosofias possam proporcionar algum benefício emocional, isso é apenas no começo e logo as pessoas se decepcionam, pois a verdadeira Paz, verdade, vida e propósito que enche o coração, é só com Cristo incluindo muitas vezes transformações, libertações e milagres diversos! FATO.

            E sim, muitos assassinos do EI estão se convertendo a Jesus, vendo a incoerência irracional insana de sua conduta… e conduta essa, que tem levado muitíssimos muçulmanos também a questionar seriamente o islãmismo; Se é assim, então não quero, e se voltam mais ainda para o Cristianismo! FATO.

            Deverias ler mais a Bíblia, muitos ateus leram e hoje são destacados obreiros cristãos! FATO.

          • Ronaldo Alves

            “Blablabla FATO. Mimimi. FATO. Deverias ler mais a Bíblia, muitos ateus leram e hoje são destacados obreiros cristãos! FATO.”
            Falar até papagaio fala. Quero ver provar. Aprecie o aperitivo….
            Em 2050 o Islã será a maior religião do mundo
            “Até 2050, islamismo crescerá 73% e será religião que mais terá se expandido no mundo, diz estudo. Alta taxa de fertilidade e significativa população abaixo de 15 anos são motivos que explicam aumento de muçulmanos no planeta nas próximas décadas”
            http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/04/em-2050-o-isla-sera-a-maior-religiao-do-mundo.html

            http://i68.tinypic.com/5o4ut.jpg

          • Cícero

            O AT é mais antigo que o Corão do qual Maomé se referiu, e também citou ser Jesus o Messias fazendo milagres, curas e sinais, mas Maomé mesmo não fez! e o Corão diz que Os Evangelhos são um guia para os homens (Sura 3:3).
            Sim, o FATO pragmático que está ocorrendo é que vários eruditos, professores, estudiosos, intelectuais muçulmanos estão achando e revendo várias falhas e inconsistências graves no Corão.
            http://www.thequran.com/

            “Ateu é aquele que leu a Bíblia e entendeu”

            Exato! por isso tantos estão vindo para Jesus!
            https://pesdomensageiro.files.wordpress.com/2009/07/ateu.jpg

            http://1.bp.blogspot.com/-ZBxAQQ-7reQ/VDrZFZeE4EI/AAAAAAAAY04/aP4rmKwc9n0/s1600/ateus%2Bvs%2Bcrist%C3%A3os%2B2.png

          • Ronaldo Alves

            Mark Twain
            “As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e elas vão para o céu de certa forma deixam-me feliz de não estarmos indo para o mesmo lugar.”

            Não são as partes da Bíblia que eu não posso compreender que me incomodam, são as partes que eu entendo.

            “Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida.”
            Isaac Asimov

            “A inspiração da Bíblia depende da ignorância da pessoa que a lê.”
            Robert G. Ingersoll

            “Se a Bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela para nos dizer para onde estamos indo?”
            Justin Brown

            “A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.”
            Albert Einstein

            “Eu li a Bíblia de capa a capa. Chamar aquele livro de “a palavra de Deus” é um insulto a Deus. Chamar aquele livro de um guia moral é uma afronta à decência e dignidade dos povos. Chamá-lo de guia para a vida é fazer uma piada de nossa existência. E pretender que ela seja a verdade absoluta é ridicularizar e subestimar o intelecto humano.”
            Anônimo

            “Deus é o asilo da ignorância.”
            Baruch Spinoza

            http://i67.tinypic.com/2exlu0k.jpg

          • Cícero

            “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.”
            (Louis Pasteur)

            “Deus é moralmente responsável por dar a boa coisa chamada livre-arbítrio, mas não é moralmente responsável por todos os males que fazemos com a nossa liberdade.”
            (Norman Geisler)

            “Não pregar o Evangelho significa que estamos escondendo o remédio do paciente”.
            (Reinhard Bonnke)

            “Sem mim nada podeis fazer”.
            (Senhor Jesus Cristo)

            África e um belo exemplo de assistência social:
            http://www.scoan.org/ministries/charity/

          • Ronaldo Alves
    • Buddy Dharma

      Sim. Quem tem poder usa a força e nivela tudo.

      Quem não tem, distribui panfleto.

    • Vinicius Negrao

      Você esta comparando um Ditador Marxista com um professor Biólogo Ateu que é inclusive liberal de direita e contra a proibição do uso da burca? Nenhum dos novos Ateus quer extirpar religião á força, essa comparação é infeliz e desonesta

  • Buddy Dharma

    Enquanto fizermos que a razão seja o rei, a emoção continuará a tentar dar o golpe. É inevitável.

    Por isso, enquanto favorecemos a razão, todos somos machistas, até as mulheres, quer ateus ou crentes.

    A razão é omissa e insincera. Sempre alguém ficará de fora.

    A única conclusão lógica é o suicídio. O ser humano é o único animal que enlouquece.

    Ninguém deixa de ser infantil, ninguém é capaz de amadurecer.

    E por outro lado, a vida “saudável” e “harmoniosa” que tanto desejamos, na verdade era o que tínhamos quando vivíamos da caça e éramos nômades. No fundo é isso que estamos desejando.

    Toda e qualquer pessoa nesse planeta tem razão. A existência comporta isso.

  • Vinicius Negrao

    Eu infelizmente fui excluido de um grupo de amigos por simplesmente não acreditar no Mesmo Deus deles. Anos depois eu me tornei Ateu vendo as atrocidades que o homem faz em nome de Deus e Alah. Qualquer pessoa que compare as religiões do mundo e analise como elas segregam a humanidade se torna-ra cedo ou tarde Ateu. Só lamento ter demorado tanto para cair a ficha. Deus foi criado pelo homem, e religião criada como forma de controle e autoridade. Terrorismo só pode ser combatido com idéias seculares e a razão livre de dogmas e fundamentalismo religioso…

    • Cícero

      Caro Vinicius,
      Qualquer pessoa que compare as religiões do mundo e analise como elas segregam a humanidade se torna-ra cedo ou tarde Ateu.

      Qualquer pessoa que compare as ações e palavras de Jesus (não religiões do mundo) até hoje! e analise como elas transformam a humanidade se tornará cedo ou tarde cristão (não um mero religioso nominal).

      Diga-me: onde vemos Jesus ou apóstolos incentivarem cortar cabeças dos outros, se amarrar com bombas e lançar-se nas pessoas, e tantas outras barbáries do islamismo? – por ex. mutilação genital feminina etc…

      • Vinicius Negrao

        Lucas cap 19 – 27 – “E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.”
        Palavras de Jesus

        • Cícero

          Vinicius, esta parábola corrige a suposição falsa dos judeus de que o reino de Deus terrestre ocorreria imediatamente com a chegada de Jesus a Jerusalém.

          O homem nobre, é o próprio Senhor Jesus. A rejeição dos judeus como nação em recebê-LO como Messias e Rei, o fez ir ao Pai para receber dele o Reino Messianico e Mundial. A posse do Reino pelo seu Messias, assim como a extensão do Evangelho da Graça de Cristo (as minas) foram aprovadas pelo Pai! Os servos são todos os envolvidos na proclamação do Evangelho do Reino (inclusive muitos judeus) desde o ano I até hoje. A urgência e a prioridade para esta proclamação são imensas, enquanto o tempo ainda permite.
          A negligência e omissão daquele servo de uma só mina em proclamar as virtudes do Evangelho, está vinculada ao estigma revolucionário e rebelde dos que não aceitaram que o Messias reinassem sobre eles (inimigos – Israel!) por isso a sentença em Lc 19:27 corroborando com outro texto:

          “Os quais (judeus) também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim” 1 Ts 2.15-16.

          Os próprios judeus profetizaram de sua morte em gerações futuras, ao matar a Cristo:
          “E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.” Mt 27:25.

          Todos nós temos assistido, quer historicamente, quer em tempo real, a dor de Israel: o massacre de Tito em 70DC na queda de Jerusalém; a santa inquisição européia; a dolorosa diáspora; as inúmeras perseguições; os guetos; as fábricas de sabão humanos e os fornos crematórios do Nazismo.

          • Vinicius Negrao

            Meu amigo, você tem um critério moral que você segue para interpretar a Bíblia, Se você leu ela inteira sabe o que eu estou falando, existem leis terríveis nela, mas você felizmente as deixa de lado.
            Curiosamente aquilo que você aceita da Bíblia condiz com os valores de uma sociedade atual e moderna em que você vive.
            Seus valores morais e sua interpretação bíblica independem dela.
            Quer prova do que eu estou falando?
            Veja como diferentes pessoas em diferentes países interpretam a mesma Bíblia que você lê
            É ser muito pretencioso vir para mim e dizer que sua interpretação esta correta, e a dos outros esta errada. Isso não vai funcionar aqui…

          • Cícero

            Leis terríveis??? vc como tantos ateus, gostam de praticar a falácia anacrônica. Mas hoje somos guiados pelos ensinos do NT e não do AT, somos salvos unicamente pela graça, pela fé (Ef 2:8), Cristo já cumpriu a Lei por nós, nem os judeus precisam mais dela!
            Ou mostre-me no NT onde Jesus ou apóstolos prescrevem a continuidade das leis, normas, regras, preceitos e cerimônias do AT?? A revelação de Deus é progressiva e não força ou atropela as tradições, costumes e culturas humanas.

            Ainda que existam muitos grupos denominacionais cristãos diferentes, a interpretação das doutrinas fundamentais cristãs deve ser a mesma, se realmente são guiados pelo Espírito Santo, podendo variar nos usos e costumes e tradições locais certamente.

          • Vinicius Negrao

            Não é a revelação de Deus que é progressiva, é o entendimento humano que é.
            A Bíblia não mudou em 2000 anos.
            Em cada época da humanidade era usado partes diferentes da Bíblia, Até hoje o Deuteronômio é usado para condenar os Espiritas e o Levitico é usado para condenar os Gays. Antigamente eram usados para justificar escravidão.
            Pare e reflita sobre a história humana….Você vai entender que a Bíblia assim como o Quram pode ser usado para o bem ou para o mal, depende da sociedade e de seu entendimento.

          • Cícero

            Não Vinicius, o NT teve origem profética do AT, vindo para substituí-lo. A maioria das leis, cerimônias, preceitos do AT foram abolidos.
            A doutrina espírita da reencarnação e necromancia é reprovada tanto no AT como NT, assim como a nefasta e prejudicial conduta homossexual (Jesus perdoa o pecador mas odeia o pecado) FATO este; provado pela ciência e medicina.

            E justamente os ensinamentos de igualdade, justiça e amor no NT foram fundamentos para a abolição da escravidão.

          • Vinicius Negrao

            A Ciência provou justamente o contrário, o comportamento homosexual é visto também em animais, 10% dos cabritos por exemplo, escolhem um companheiro do mesmo sexo. Isso é inerente a natureza dos humanos e dos animais. Não é uma simples escolha. Deus criou os animais assim para depois condena-los?
            Novamente eu vou repetir, a Bíblia tem coisa boa e ruim, e sim, usaram para abolir a escravidão, mas não finja que não a usaram para justifica-la.

          • Cícero

            Ainda que seja visto no mundo animal, é uma minoria comparado com todos.
            O animal age por instinto e pronto, não tem senso moral/ético e consciência pois são irracionais lembra-se?! e nem sabem quem são no mundo animal. Eles foram criados para o nosso benefício em muitas áreas e não carecem de salvação como nós.
            Mas nós temos interações complexas, podemos decidir o que fazer e o que não fazer, inclusive contra essa moral. Podemos ser frios, sem emoções e cruéis, ou nos suicidar, ou agir de forma tão altruísta, benigna, amorosa acima da normalidade, enfim somos imprevisíveis, porque temos uma vontade 100% livre da moral que adotamos, e dos instintos naturais se quisermos O homem, como os próprios homossexuais alegam, agem por inteligência, razão e afeto. Logo, um animal agir homossexualmente, na cabeça deles, é como se agisse de modo heterossexual e natural, ao contrário de nós que podemos decidir o que fazer e o que não fazer. Somos racionais e com volição.

            A cientista Claudia A. Alves, com mestrado em Química Analítica e doutoranda em Física Aplicada e Biologia Molecular pela USP, diz o seguinte:

            “Não há como estabelecer um paralelo de expressão sexual baseado, única e exclusivamente, no comportamento de espécies tão diferentes. É forçar demais querer colocar na mesma balança a razão, o instinto e o cio….Na natureza uma das funções do sexo é estabelecer a comunicação entre indivíduos da mesma espécie. A sociedade dos chimpanzés, conhecidos como bonobos, é bem peculiar. Não há núcleo familiar, vivem em bandos. Não há casais fixos e as fêmeas aceitam os machos durante todo o ciclo menstrual. O sexo é praticado a qualquer hora e em posições muito curiosas. Entre eles, há a prática homossexual, sexo entre adultos e filhotes e sexo grupal. Nesta espécie, o sexo serve de moderador da agressividade. Tanto que de todos os primatas, os bonobos são os menos agressivos. Esta é a razão!
            Caso a humanidade opte por justificar suas atitudes baseando-se em comportamentos de animais muitos outros precedentes poderiam ser abertos. Juntando-se ao precedente da violência, temos o da poligamia, o do canibalismo, o do infanticídio, etc… Animais, muitas vezes, comem o próprio filhote e praticam o incesto. Mas para a razão humana tais comportamentos não são aceitáveis.”

            O homossexualismo é escolha, ninguém nasce gay. O que define o gênero é a genética e os hormônios. Os genes, ou são masculinos ou são femininos.
            Obviamente o homem pode ir contra essa determinação genética natural influenciado por fatores familiares, ambientais, sociais e morais, portanto é atributo da VONTADE, uma escolha pessoal tal comportamento, como tantos outros, que desagradam ao Criador.

            A ciência afirma que não existe um ‘gene gay’ isso é um fato:
            http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/01/050131_genesdtl.shtml
            http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_print.asp?cod_noticia=1731
            http://www.orthodoxytoday.org/blog/2013/06/identical-twin-studies-prove-homosexuality-is-not-genetic/
            http://www.acidigital.com/noticias/ciencia-afirma-que-as-pessoas-nao-nascem-gays-disse-autor-de-livro-sobre-a-homossexualidade-45684/
            http://beforeitsnews.com/alternative/2015/01/scientifically-proven-homosexuality-is-not-genetic-20-years-of-research-more-than-10000-scientific-papers-3095666.html
            http://www.godandscience.org/evolution/genetics_of_homosexuality-es.html
            http://www.oexgay.com/2013/02/gene-gay-com-ciencia-nao-cabe.html

            A heterossexualidade é o padrão normal, natural e universal nos seres vivos; e não a homossexualidade.
            A homossexualidade é uma conduta anormal, antinatural e pervertida nos humanos, assim como pedofilia, necrofilia, zoofilia, aberrações, masoquismos etc com graves consequências pessoais e sociais.

            Homens que usaram a bíblia para apoiar a escravidão é porque certamente nunca leram a bíblia… especialmente o NT! e a usaram por avareza, cobiça e egoísmo para escravização.
            Um ladrão assassino cruel pedófilo estuprador também pode ter lido a bíblia e ainda se dizer “cristão”!

          • Vinicius Negrao

            Não existe o Gene Gay mas a Epigenética explica como Epi-marks direcionam as instruções dos Genes, e Essas Epi-marks determinam o desenvolvimento do homosexualismo. Não é meramente um comportamente de escárnio ou anti-Deus.
            Claro que não é uma causa somente genética, mas quem sou eu pra julgar os outros ou criticar a orientação sexual de alguém, Não sou melhor do que ninguém e reconheço o próximo como um ser humano que tem o direito de ser feliz.
            Por outro lado você com seu livro “sagrado” Julga e sabe que esse comportamento desagrada ao criador. Você ja parou pra pensar como isso é arrogante?
            Como eu fico FELIZ em saber que isso não é verdade e que esse ditador megalomaníaco (deus) não existe!

          • Cícero

            Todo pecado terá um preço a pagar, toda escolha tem um preço, o que se planta se colhe.
            Mas no caso do homossexualismo nem precisaria a Bíblia para expor as terríveis consequências desse comportamento como bem mostram a medicina e a ciência por ex:
            Surgimento de outras doenças até piores que a aids entre os gays; podendo se espalhar pra TODOS!
            http://saltonarede.com/2012/02/13/bacteria-homofobica-mortal-pior-que-a-aids-esta-se-espalhando-entre-gays-nos-eua/
            http://www.nydailynews.com/news/national/man-meningitis-declared-brain-dead-article-1.1315825

            Os gays também deveriam atentar para essas informações médicas e as consequencias nefastas de tal prática:
            http://ohomossexualismo.blogspot.com.br/2012/06/tendo-como-fundamento-as-consequencias.html
            http://hereditarios.livreforum.com/t86-consequencias-medicas-da-homossexualidade
            http://esplanada.org.br/blog-do-ivan/225-consequeencias-medicas-do-comportamento-homossexual
            http://juliosevero.blogspot.com.br/2016/08/sexo-anal-amor-ou-dano.html

            Ou vc acha que Deus colocaria em nossos genes também características para prática de pedofilia, zoofilia, necrofilia, masoquismos e tantas outras aberrações, assim como genes de estupro, assassínio, roubo, mentira, preconceito etc??

            A maior prova da existência do Deus judaico-cristão são vcs!

            Pois o ardor, esforço, luta e militância em provar a inexistência de Deus de vcs; já é evidência de Sua Existência! Por que não tentam provar a inexistência de odin, thor, sereias, zeus, unicornios, papai noel? Mas quando se trata do Deus-Bíblico, então a luta é ferrenha e dura como se vê em sites, blogs, debates, ideologias, movimentos etc. Logo, não existem ateus descrentes, pois sua CRENÇA no Deus Yahweh é clara e evidente!

          • Vinicius Negrao

            Eu não acho que Deus colocaria esses Genes no ser humano, porque eu não acredito que ele exista, pra mim é um processo natural e evolucionário, quem tem que fazer essa pergunta e responde-la é você que acredita.
            O surgimento de doenças não é evidência de que um comportamento é errado ou não, senão você precisaria explicar porque Câncer existe e outras doenças também. E a Bíblia não explica isso, alias os homens que escreveram a Bíblia sequer sabiam que os Vírus e bacterias causavam doenças.
            Não existe evidência que Deus exista, mas para sua sorte não existe como provar que ele não exista. Mas também não existe como provar que papai noel não exista, ou que não exista um bule voador orbitando o sol…
            Ateísmo é a falta de crença, não acredito em nada sobrenatural ou meta físico, não me limito ao seu deus do deserto. Você esta sendo muito ignorante se acha que Ateísmo é uma crença, é lamentável que você não consiga dinstinguir isso.

          • Cícero

            Eu não acho que Deus colocaria esses Genes no ser humano, porque eu não acredito que ele exista, pra mim é um processo natural e evolucionário, quem tem que fazer essa pergunta e responde-la é você que acredita.

            Vc quer dizer evolusuperstição…
            E isso não tem nada a ver com genes, e sim com a vontade pessoal moral e escolhas do indivíduo. Ou achas que os pedófilos nasceram pedófilos? (aliás os gays estão entre os maiores pedófilos! http://www.wnd.com/2014/04/the-lefts-push-for-adult-child-sex/)

            O surgimento de doenças não é evidência de que um comportamento é errado ou não, senão você precisaria explicar porque Câncer existe e outras doenças também.

            O homem está gerando graves alterações na natureza e muitos vírus, bactérias, microorganismos invadem nosso meio.
            Vemos anomalias como doenças genéticas que são causadas pela negligência do homem desde muito tempo: poluição, contaminação, radiações, destruição, venenos, má alimentação, excesso de produtos químicos nos alimentos na cidade, no campo e materiais diversos, pesquisas biológicas militares, guerras químicas etc, tudo isso pode gerar anomalias orgânicas como já provado.
            Apesar da célula ter notáveis mecanismos de reparação (criados por Deus) corrigindo muitas vezes tais defeitos. Inclui-se também a Queda do homem e afastamento de Deus e como consequência, afetou biologicamente os seres vivos.

            E a Bíblia não explica isso, alias os homens que escreveram a Bíblia sequer sabiam que os Vírus e bacterias causavam doenças.

            Os microorganismos também são necessários à manutenção das diversas formas de vida, inclusive nós. Mas na época não necessitavam desse conhecimento. A ciência iria se desenvolver progressivamente cfe. profetizado em Dn 12:4.

            Mas também não existe como provar que papai noel não exista, ou que não exista um bule voador orbitando o sol…

            Non sequitur, assim como thor, odin, Sherlock Holme e papai noel são ficção, já sabemos disso 100%. É sua falácia “Ad-hoc” ao querer comparar seres mitológicos, que já sabemos serem 100% inexistentes, criados pela mente humana; com o Criador Incausado, Auto-Manifestado, Ilimitado, Necessário, Inteligente, Infinito, Incognoscível, Causador Primário do Universo: do nada ao tudo.
            A Causa Primeira é Auto-existente, atemporal, imaterial, metafísica, transcendental e está fora do universo físico-temporal-espacial-cognitivo.
            Quanto a analogia do bule é uma falácia lógica clara do seu profeta do ateísmo Bertrand Russel. Mas mesmo ateus sensatos e inteligentes entendem que esse objeto de porcelana 100% confeccionado por humanos na Terra não poderia estar em órbita, a não ser que um humano o lançasse ao espaço.

            Pergunto: Quem deu origem ao Universo, suas Leis, constantes e grandezas? Quem formou os elementos do Big-Bang? e depois ordenou tudo corretamente e finamente!

            Robert Jastrow fundador do Instituto Goddard da NASA disse:
            “Agora vemos como a evidência astronômica leva a uma visão bíblica da origem do mundo. Os detalhes divergem, mas os elementos essenciais presentes tanto nos relatos astronômicos quanto na narração do Gênesis são os mesmos: a cadeia de fatos que culminou com o homem começou repentinamente e num momento preciso no tempo, num flash de luz e energia.”

            Ateísmo é a falta de crença, não acredito em nada sobrenatural ou meta físico, não me limito ao seu deus do deserto. Você esta sendo muito ignorante se acha que Ateísmo é uma crença,

            Já que a afirmação dos céticos: “Deus não existe” apresenta uma crença, uma declaração de fé que requer evidências; sendo o ônus da prova de qualquer um que faça uma alegação, neste caso a fé ateísta, em que ACREDITAM na inexistência de Deus.
            Assim, a afirmação de crença é relacionada à religião – conquanto negativa – logo, não deixa de ser uma crença religiosa com conceitos, ideologias, filosofias, movimentos, site, blogs etc. Não deixam a militância ferrenha de lado e vivem uma verdadeira obsessão contra O que não têm, contra O que não acreditam.

            Mas justamente, a riqueza intelectual é uma poderosa ferramenta que o Criador capacitou o homem para perceber a Divindade.
            Os humanos são capazes de reconhecer a Deus pelas evidências da criação e da consciência (intelecto, cognição, moral).
            Contudo, apesar de cada pessoa saber claramente por meio da razão que Deus existe, a depravação, o orgulho e rejeição insensata humana; suprime, bloqueia, impede esta revelação no coração.

            O problema não é que os céticos não estejam cientes da existência de Deus; mas que não querem aceitá-lo por causa das implicações morais que isso teria em suas vidas. Eles conhecem a Deus na mente (intelecto) mas o rejeitam no coração.
            “Diz o tolo em seu coração: Deus não existe” Sl 14.

            “Não há nação tão bárbara, nem raça tão bruta, que não esteja impregnada com a convicção de que há um Deus. O senso de divindade está tão naturalmente gravado no coração humano que até os depravados são forçados a reconhecê-lo” – Calvino.

            Diante de tantas evidências físicas e não físicas ao nosso redor, não tenho fé suficiente pra ser ateu!

          • Vinicius Negrao

            Vou tentar responder todos os seus argumentos.
            Ateísmo é a falta de crença, é o não crer. Ateu não tem fé, e não acredita no sobrenatural. Se eu tentar provar para alguém que a Terra não é plana, significa que eu acredite que ela é plana? Óbvio que não, sua afirmação é meramente um jogo de palavras. Se a dúvida persistir procure um dicionário.
            .
            O surgimento de doenças e a mortalidade causada por elas não se limitam aos Ateus e não tem como causa a “revolta contra o criador”. Muitos vírus tem origem no reino animal, exemplo, H1N1 veio dos porcos que foram contaminados por morcegos. E ai nesse caso os morcegos e os porcos também se revoltaram contra Deus? Cachorro também tem cancer, e ai nesse caso foi porque ele trepou com mais de 1 cadela antes do casamento? Absurdo esse seu argumento.
            .
            Você é Ateu quando eu falei de Thor, Odin, Bule voador e também é Ateu quando o assunto é a religião que você pensa estar errada, você não acredita que o Deus macaco indiano ou Krishna existam. Mas Você tem como provar realmente que eles não existem?
            Pense nisso, a única diferença entre eu e você, é que eu vou 1 deus além. Você esta quase la!
            .
            Quem deu origem ao Universo, de onde vieram os elementos, porque o tempo existe etc. A resposta é: Eu não sei! a Ciência não sabe.
            Fique a vontade para prencher essa lacuna do conhecimento humano com seu deus, mas todos os deuses que moravam nas lacunas do passado foram enterrados.
            .
            Novamente você usa a Bíblia para julgar o próximo, ja fez isso com os gays e agora eu sou o alvo (mesmo tendo sido um sincero cristão)
            Saiba que esse seu comportamento arrogante é uma das razões para o crescimento do Ateísmo, portanto continue assim.
            Ps: vamos encerrar? responda-me, mas não garanto que eu vou continuar o tópico.
            obrigado

          • Cícero

            Ateísmo é a falta de crença, é o não crer. Ateu não tem fé, e não acredita no sobrenatural

            Errado, pelo contrário. Ateismo é apenas mais uma religião como outras, pois ateus não creem na inexistência de Deus, eles CREEM Nele, por isso lutam pra negar o Deus judaico-cristão, logo quem! Ex. é este site e tantos outros e toda ideologia, filosofia, conceitos, inclusive vc com seus argumentos.

            Se eu tentar provar para alguém que a Terra não é plana, significa que eu acredite que ela é plana?

            Primeiro terá que provar… do contrário pode ter qualquer forma.

            O surgimento de doenças e a mortalidade causada por elas não se limitam aos Ateus e não tem como causa a “revolta contra o criador”. Muitos vírus tem origem no reino animal, exemplo, H1N1 veio dos porcos que foram contaminados por morcegos. E ai nesse caso os morcegos e os porcos também se revoltaram contra Deus? Cachorro também…

            Os inúmeros tipos de agressões e destruiçoes do homem contra a natureza podem gerar vários tipos de doenças, isso é FATO. E sim, a queda e revolta do homem inicial e hoje (não dos animais) gerou toda uma anomalia e degradação, inclusive genética, em TODOS os seres vivos e no universo.

            Você é Ateu quando eu falei de Thor, Odin, Bule voador e também é Ateu quando o assunto é a religião que você pensa estar errada, você não acredita que o Deus macaco indiano ou Krishna existam. Mas Você tem como provar realmente que eles não existem?

            Sua interpretação falaciosa. Vc e eu já sabemos 100% que thor, odin, zeus são ficções da mente humana ou impossível sua elegibilidade como o tal bule orbital.
            Para sua surpresa informo que inúmeros hindus estão vindo para o Cristianismo abandonando seus deuses pagãos estáticos como macacos, ratos, cobras, vacas etc. Inclusive duas das dez maiores igrejas cristãs do mundo estão na Índia!

            Quem deu origem ao Universo, de onde vieram os elementos, porque o tempo existe etc. A resposta é: Eu não sei! a Ciência não sabe.

            A ciência demonstra fortes evidências para uma Causa Inteligente Criadora para o incrivel universo e a multiforme e complexa vida aqui corroborando com Genesis.

            Arthur Eddington que foi contemporâneo de Einstein admitiu:
            “o início parece apresentar dificuldades insuperáveis, a não ser que concordemos em olhar para ele como algo francamente sobrenatural“, (The Expanding Universe, New York, Macmillan, 1933).
            O Dr. Robert Clark PHD em bioquímica pela universidade Cambridge, declarou no seu livro; “Universo, plano ou acidente?”
            “É impossível quando você olha para química, física, astronomia, biologia entender o universo como obra do acaso. Mas sim, entendê-lo como uma obra projetada com engenhosidade e projeto deliberado.”

            O descobridor da radiação pós-explosão Big-Bang, o astrônomo Robert Wilson ganhador do Nobel disse:
            “Certamente houve alguma coisa que fez tudo funcionar. Se você é religioso, é certo que não posso pensar numa teoria melhor da origem do Universo do que aquela relatada no Gênesis”.

            “Deus nunca fez um milagre para convencer um ateu porque suas obras comuns já mostram provas suficientes”.
            Ariel Roth – zoólogo PHD.

            Novamente você usa a Bíblia para julgar o próximo, ja fez isso com os gays e agora eu sou o alvo (mesmo tendo sido um sincero cristão)Saiba que esse seu comportamento arrogante é uma das razões para o crescimento do Ateísmo, portanto continue assim.

            Pela Palavra podemos julgar sim, pois é Cristo quem julga. Mas os gays, assim como qualquer outro pecador ainda tem chances de libertação e salvação.
            E pelo contrário, muitos ateus estão vindo para Cristo (talvez vc seja o próximo) justamente expondo as irracionalidades ilógicas nonsense do ateísmo.

            Vc cristão? então já deveria saber que Jesus e os apóstolos também debatiam…
            Não é somente fé como vc pensa, que move os cristãos. A razão, a lógica, a cognição, as evidências, as descobertas, os FATOS são elementos importantes na construção da fé cristã. No meu caso, fui convencido intelectualmente e empiricamente das Verdades do Cristianismo.
            Não amigo, não cremos num deus obscuro longinguo abstrato irracional estático impessoal indiferente incomunicável.

            Saudações.

          • Vinicius Negrao

            Obrigado

          • Mente não simplesmente emperrada e sim deturpada e justificando com links idiotas nocivos!
            É necesário aprender a pensar e uns subsídios de Ceticismo:
            http://ceticismo.net/ceticismo/

          • Fé em Jesus (filho de Deus), pode beber veneno tranquilo… Marcos 16:15-18. Pesquisa em 5 links e há diferenças (em outros links da “única” Bíblia, mais diferenças)… Mas a essência de beber veneno mortal ou coisa mortífera se mantém:

            https://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/16
            https://biblia.gospelmais.com.br/marcos_16/
            15. E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
            16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
            17. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
            18. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão.

            http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-marcos/16/
            15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
            16. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
            17. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
            18. manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

            https://www.bibliaon.com/marcos_16/
            http://biblia.com.br/novaversaointernacional/marcos/mc-capitulo-16/
            15. E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
            16. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
            17. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
            18. pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

            Pesquisa dos links em 2016-10-27.

            Obs.: pregar o Evangelho a toda criatura, ou seja, não apenas às pessoas? Então pregar para uma drosófila? Para uma orquídea? Para a porta? … kkkkkk

            Farei a pesquisa da “Terra que é um disco” CONFORME a Bíblia (em “n” versões)…….. Mas se alguém já o fizer antes, ótimo!

          • Cícero

            LOL! que falácia!
            Beber veneno não é um mandamento!
            Vc esqueceu o mandamento principal:
            Mateus 4:7
            “Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.”

            E sim, o homem é uma mera criatura, mas ÚNICA inteligente, com moral e consciência ao contrário das outras.
            Para se tornar filho de Deus é necessário se entregar a Jesus!

    • Antonio Porto Rosa Filho

      Você está contando as atrocidades seculares, que só no século passado
      cifaram milhões de vidas?

      • Vinicius Negrao

        Sim, claro que estou. O Marxismo é igualmente uma ideologia totalitarista em que a razão, discussão e lógica não entram, é um regime Ateu mas igualmente utópico. É por isso que eu disse “combater com idéias seculares e razão”
        Repudio Marxismo e os regimes comunista mais ainda do que a religião. Reconheço isso e jamais recomendaria a extinção da Religião á força.
        E você também como ser humano deve reconhecer os perigos da religião e reconhecer que ela também pode ser usada para o mal, tanto quanto para o bem.

        • Antonio Porto Rosa Filho

          Concordo com sua resposta, é parecido com o que eu penso.
          A religião também é usada, assim como a ciência.

  • Antonio Porto Rosa Filho

    A fundadora dos Ateus americanos,Madalyn Murray, demonstrou o que significa
    extremismo ateu: ele contratava ex-presidiário para trabalhar em sua
    causa somente pelo fato de eles dizerem que eram ateus.
    O fim trágico dela não foi um castigo de Deus, mas somente
    as colheita do que ela havia plantado.