Bule Voador

Nossa Senhora Aparecida não é Negra. É Branca.

colherHá uns tempos eu estava na Amazon e me deparei com um ebook interessante e esse ebook é a fonte que eu uso para fazer a afirmação contida no título. É claro que o ebook tem, dentro dele, as suas fontes.

Escrito por um historiador, de nome Waldon Volpiceli, o livro se propõe a mostrar como os ateus analisam diversas aparições de Maria ao longo da história, em todas as partes do mundo. Mas me aterei a apenas uma das várias aparições de Maria. Antes que alguém pergunte: “mas não seria Nossa Senhora?” Na verdade todas as Nossa Senhoras são Marias. São nomes dados às diferentes aparições da santa. Mas, voltando ao assunto, a aparição que me chamou mais a atenção no livro foi a de Nossa Senhora Aparecida, que, diga-se, não é bem uma aparição, já que a sua imagem e não a própria Maria apareceu. Mas uma afirmação do livro me chamou a atenção. Nossa Senhora Aparecida é branca, não negra. A afirmação está no ebook “Virgem Maria – Entre Ateus e Cristãos” http://www.amazon.com.br/dp/B019CWLAZK/. Para quem cresceu admirando a imagem negra de Nossa Senhora pode ser um choque.

Segundo o ebook quem descobriu o fato foi um professor da USP, Lourival Santos. Segundo o professor quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi tirada pelos pescadores em 1717 do rio Paraíba, no interior de São Paulo, ela estava um pouco amarronzada devido ao tempo que ficou embaixo d’água. O professor aceita a história da imagem achada pelos pescadores no rio Paraíba, no interior de São Paulo. A imagem, depois de achada, foi mantida em uma capelinha perto de um forno de carvão vegetal. Com o tempo a fuligem e a fumaça desse forno, bem como das velas deixadas pelos fiéis, se impregnaram na imagem tornando-a negra. A imagem ficou, por assim dizer, encardida com a fuligem que recebeu e que se impregnou na imagem. A maior prova da brancura de Nossa Senhora Aparecida ocorreu em 1978, segundo o ebook, quando um radical evangélico invadiu a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e destruiu a imagem. Ao ser restaurada parte da fuligem saiu da imagem revelando sua brancura. A Igreja não pensou duas vezes: pintou – pasmem – a imagem com trinta preta para esconder tudo.

É isso aí. Quando você for visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida vai venerar uma imagem pintada de preto. Resumindo, não houve milagre nenhum. Apenas um processo natural de enegrecimento. Para quem quiser saber mais sobre esse e outros fatos ligados à Virgem Maria, recomendo o ebook.

Autoria: Rosineide Manzi

Cicero Escobar
Editor-Chefe do Bule Voador.
  • Emilson Werner

    Mas o milagre não é a santa ser “negra” ou escurecida. O milagre é ela ter se oferecido aos pescadores e ter feito outros tantos milagres por intercessão junto a Deus até hoje! O fato de a imagem ser escurecida pelos anos e circunstâncias apenas a torna mais especial.

    • Caruê Gama Cabral

      O fato dela ser branca é irrelevante em relação aos supostos milagres, mas o ato de pintar a santa e esconder propositadamente o cor da santa demonstra a falta de caráter da igreja que prefere a publicidade de ter uma santa negra a dizer a verdade.

      • AntonioOrlando

        Caruê

        Não sou católico e não gosto da politica marqueteira que, não raro, a igreja católica tem em relação a santos. Na verdade, santos não existem. Santo é uma palavra que, no sentido exato, quer dizer “separado”. Isto é, todo o cristão é, em grande maneira, santo, ou seja, não vive para o mundo mas para Deus. Logo, a invenção dos santos pela igreja católica não tem nenhum fundamento teológico.

        [[[[….O termo hebraico para santo provavelmente partiu de um conceito primitivo de separação ou remoção do sagrado do profano. Deus tomou a palavra e usou-a para descrever muitas coisas e atividades separadas para adoração. O termo para santo é encontrado predominantemente em sentido religioso e usualmente contém um significado fundamental de “separado”, ou “fora” do uso comum. O uso do termo santo foi habitualmente restrito pelas regras cerimoniais ou limitado a certo povo (Israel, sacerdotes), lugares (tabernáculo), coisas (altares), ou tempos (sábado). O termo oposto a santo é “impuro” ou “profano” (veja Levítico 10:10).

        Qadash, o termo para santo no Velho Testamento, é usado mais de 600 vezes, de muitos modos. Muitas vezes é usado para nomear alguma coisa a ser separada; o santo lugar, por exemplo (Êxodo 28:43; 29:30), era separado dos lugares comuns para propósitos de adoração. Outras vezes é usado para descrever uma característica. O nome de Deus é literalmente expresso “meu santo nome” (Levítico 20:3; 22:2)…..]]]]]

        http://www.estudosdabiblia.net/200125.htm

        Quanto a Nossa Senhora Aparecida, todo mundo sabe, que ela não é negra e que a imagem, em função de coisas outras, escureceu. Ademais, existe, com efeito, a Virgem Maria. Enfim, o bule está criando um factoide que não leva, ou prova nada,

        Abs.

        • Caruê Gama Cabral

          Santo assim como deus não existe. Qual factoide? Provar oque? Só vejo o relato de uma conduta duvidosa de adulterar algo supostamente sagrado por questões de propaganda.

          • AntonioOrlando

            Caruê

            Eu falei algo completamente diferente, Aprenda a ler….

        • Rose De Azevedo

          Católicos não adoram imagens, eles são apresentação de pessoas que existiram e fizerm o bem a muitos em sua vida terrena. Pior são os prostestantes que santificam pastor.

      • Alberto Roberto

        Que verdade, véi? A verdade que a imagem foi escurecida no rio e por causa das velas? Essa versão é a mesma que ensinam na Igreja. Nego viaja mesmo. kkkk

        • Caruê Gama Cabral

          Então porque pintar ela? porque não preservar ela exatamente como foi encontrada?
          Se esta é a versão oficial ela esta escrita em letras miúdas escondida em algum canto escuro. Induzir as pessoas ao erro, por meio da sonegação de informação não é bonito.

          • Rose De Azevedo

            Ela tem qud ser monstrada de acordo como foi encontrada ok? Qualquer um menos burro que eu sabe disso, Presta atençao queridinha: NOSSA SENHORA ” APARECIDA”

      • Henrique Sebastião

        Cara, se você fosse católico saberia que todo ano os padres e bispos contam a história de como a imagem escureceu de ter ficado no fundo do rio. Isso não é segredo nenhum! Como é fácil falar bobagem sem saber do que está falando…

  • Alberto Roberto

    Entrei aqui achando que leria uma versão alternativa da história de Nossa Senhora Aparecida e saí decepcionado, pois o escritor contou a mesma versão contada pela Igreja.

  • Camila de Sá Rodrigues

    Imaginei que seria uma história contada sobre a origem da imagem de Nossa Senhora. Sinceramente não sabia desta parte da igreja ter pintado nossa senhora, mas a igreja esconde muitas coisas. Talvez este seja o menor dos problemas.

    • Henrique Sebastião

      Cite algo que a Igreja “esconde”… Ah, e aproveita para contar como os iluminatti vão dominar o mundo…

      • Camila de Sá Rodrigues

        ????????

  • Rose De Azevedo

    Ela è Maria, Mãe. De Jesus iAparecida se da por ela ter aparecido; Nossa Senhora: Aparecida ”

  • Rose De Azevedo

    Na verdade, nem a igreja consegue explicar o pk ela è negra,.os.pescadores ja a.acharam negra, umas das hipóteses è a de que nesta época era a escravidão. Nos outros paises ja havian assinadona lei áurea menos o Brasil . a.coroa assima da.imagem foi a princesa Isabel. Qurm doou. Ps: vai se saber se não. Foi outro evangélico radical que a jogou no rio.