Bule Voador

Aquecimento Global e os Animais

O Pirulla em seu canal no youtube [pirulla25] disponibilizou um baita video (ou documentário) onde entrevista vários especialistas nas áreas de química, biologia, física, meteorologia e etc tratando do assunto Aquecimento Global. É simplesmente excelente.

Aproveite o fim de semana e que dia 26/27 desse mês acontece o ENEM, fora os vestibulares que tem pela frente. “Eu não vou fazer nenhuma prova”, não tem problema, então assista para saber sobre o assunto e comentar nas rodas de amigos, nas mesas de bar. Mas assista, comente e indique matérias, pesquisas sobre o assunto.

Existe uma parcela da sociedade que tem tentado dizer que o aquecimento global é uma farsa, que nós seres humanos não temos capacidade de mudarmos o meio ambiente dessa maneira. Entretanto os estudos cada vez mais, vão no sentido contrário dessas versões. A razão disso acontecer tem que ser esclarecida, e se de fato forem manipulações das grandes empresas e governos corrompidos pelo capital, precisamos ecoar por este planeta todo, de alguma forma, qual é a verdade e como podemos agir para mudarmos / melhorarmos o quadro.

esquema_do_efeito_estufa_reduzido

Efeito Estufa (Greenhouse Effect)

 

Animais

A Holanda, esse país de outro mundo, tem um partido pelos animais.

fazenda_de_gado

Mu!

 

Marianne Thieme é fundadora e presidenta do Party for the Animals (Partij voor de Dieren em dutch) na Holanda, partido fundado em outubro de 2002. O partido conseguiu dois assentos na câmara em sua segunda eleição, em 2006, com 179.988 votos (1.8%), o primeiro partido do mundo a ter como objetivo principal o direito dos animais.

Ela participa do documentário Meat The Truth, Uma Verdade mais que inconveniente (2008). O documentário fala sobre o principal causador do efeito estufa: a produção mundial de carne _ que curiosamente Al Gore, “esqueceu” de mencionar em seu documentário Uma Verdade Inconveniente.

O vídeo mostra que o principal causador do efeito estufa é a pecuária com 18%, graças ao gás metano (CH4) emitido pela digestão das vacas (peido, arroto) e também pelas grandes áreas devastadas para a plantação. Gastamos hectares e hectares para alimentar, nossos alimentos.

No mesmo site, Marianne criou uma espécie de curso, do que você caro leitor, pode fazer para criar um partido pela causa dos animais, só que está em inglês. Link aqui.

Site do partido http://www.partyfortheanimals.nl/

Em Portugal existe este endereço http://www.pan.com.pt/, que é o partido dos animais de lá, que foi fundado em 2009. O PAN, do presidente e escritor Paulo Borges, ainda não conseguiu assentos na câmara, mas creio que isto é questão de tempo. Aqui o facebook dos caras, opá!

Hamburger -> CH4

E quem sabe um dia por aqui no Brasil!

Ainda no assunto, existe um documentário chamado Earthlings (Terráqueos), narrado por Joaquin Phoenix (ator que interpreta Johnny Cash no excelente Johnny e June). Tem cenas marcantes, então se tu tiveres estômago fraco, não o aconselho a ver. O tema central é o especismo, que seria a discriminação a outras espécies. Mostra o sofrimento dos animais, e de onde vem muito do que eles “nos provem”: estimação, alimentação, roupas, entretenimento e pesquisas científicas.

Um documentário brasileiro sobre o tema é o A Carne é Fraca, onde é descrito a trajetória do bife até o seu prato, e mostra alguns impactos da alimentação carnívora para a saúde e para o planeta.

Este documentário foi feito pelo Instituto Nina Rosa (ONG) que promove conscientização sobre vegetarianismo e defesa dos animais. Existem outros vídeos sobre o assunto que você pode encontrar no canal projetoninarosa.

Links:

IPCC

FAO

Neil DeGrasse no programa Overtime

Meatrix

A galera do contra:

O que todo pecuarista deve saber

Farsa do Aquecimento Global (video)

A Grande farsa do Aquecimento Global (blog de um engenheiro agrônomo)

Curta, comente, compartilhe com as amigas e com os amigos!

Ricardo Heavyrick
programador web de profissão, mas curte mesmo história, filosofia e política. Ex - viciado em video game, amante do futebol, heavy metal, do asfalto e da breja com os brothers. Sabe que nada sabe e espera que aquilo que não o mate, o fortaleça.