Bule Voador

Bule apoia: Desafio 10:23

do Conselho de Mídia da LiHS

*ATUALIZAÇÃO* – VÍDEO DA NOSSA OVERDOSE AQUI.

*ATUALIZAÇÃO* – SE VOCÊ TOMOU OVERDOSE HOMEOPÁTICA NÃO DEIXE DE RELATAR SEUS HORRÍVEIS SINTOMAS NO NOSSO PRONTUÁRIO HOMEOPÁTICO.

O Bule convida seus leitores a participarem do Desafio 10:23: 10 países, 23 locais, 1023 ativistas. A maior ação conjunta da comunidade cética na história, sob uma bandeira: Homeopatia – é feita de nada.

No dia 6 de fevereiro, às 10:23 da manhã no Reino Unido, durante uma reunião do QED, haverá a divulgação massiva de vídeos mostrando grupos em diversos países tomando “overdoses” homeopáticas para protestar que a prática homeopática não é medicina baseada em evidências e que remédios preparados desta forma não passam de placebos superestimados.

Saiba mais aqui sobre o protesto.

Objetivos da Campanha

Conscientização – Despertar o público para a mensagem ‘Homeopatia: É feita de nada’. Boa parte do público desconhece que pílulas homeopáticas não contêm nada. Esta é a mensagem central, e a coisa mais difícil para que homeopatas expliquem adequadamente. Esta mensagem dá assim a oportunidade de explicar o que é a homeopatia e por que não é uma escolha de saúde válida.

Objetivo local – No Brasil, a questão é complicada pelo reconhecimento da homeopatia como especialidade médica. Embora este possa ser nosso principal alvo local, como decisão estratégica propõe-se que não confrontemos frontalmente esta política dos Conselhos de Medicina. O objetivo da campanha é conscientizar o público e gerar questionamento e debate populares, que, estes sim, embasarão iniciativas futuras. Assim, defende-se que nosso objetivo local deve ser simplesmente reforçar o objetivo primário, a conscientização.


Proposta

A proposta inicial é de formar núcleos  de céticos para gravarem vídeos de uma overdose em grupo. É importante frisar que devem ser escolhidas soluções verdadeiramente homeopáticas (i.e., que não sejam soluções pouco dinamizadas (menos de 12C) ou fitoterápicos vendidos como homeopatia – consulte sempre a bula antes) para que o foco da campanha seja atingido – defender que remédios verdadeiramente homeopáticos não contêm absolutamente nenhum ingrediente ativo e por isso não podem nem causar reações adversas, nem overdoses e muito menos os efeitos desejados.

Vídeos devem ser subidos com as tags: #ten23 ; #homeopathy ; #homeopatia.

IMPORTANTE: No Brasil, a data e hora propostos para a gravação do evento pelos núcleos são o dia 05/02 às 10:23 da manhã, um dia antes da divulgação, para que os vídeos possam ser usados no evento principal do QED, dia 6 no Reino Unido.

Em Porto Alegre, a Liga Humanista Secular está organizando um encontro para a overdose homeopática às 9h30 do dia 05/02, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas). Os participantes devem levar suas ampolas de medicamentos homeopáticos (observar as recomendações acima), câmeras, e bom-humor.


Grupos e céticos que queiram organizar mais núcleos, por favor, entrem em contato!

Mais informações: http://1023.haaan.com/ (site oficial brasileiro)

Antes de organizar um núcleo e gravar um vídeo, entre em contato com o organizador no estado de São Paulo:

Kentaro Mori

kentaro.mori@gmail.com

www.ceticismoaberto.com/

ten23 e homeopathy / homeopatia
Pedro Almeida
Pedro S. Almeida