Bule Voador

Somos um blog de todas as letras: boicote à Central Ceticismo

Do Conselho de Mídia da LiHS
com agradecimentos à nossa leitora Naná.

No dia 2 de dezembro recebemos um email que propunha uma parceria entre o Bule Voador e um indexador de conteúdo cético chamado “Central Ceticismo“. Como de praxe no CM, deixamos o assunto ‘de molho’ para avaliação. Eis que, infelizmente, teremos de não apenas recusar o convite, como também convidar nossos leitores a boicotar a Central Ceticismo. Veja abaixo o porquê.

Poderíamos discutir a validade de apoiar ou não uma característica normal da biologia humana como uma orientação sexual. Mas vamos fazer diferente. Convidamos vocês a procurar, primeiro na imagem abaixo, depois na citação de uma personalidade gay, alguma semelhança com os discursos de céticos famosos como Bertrand Russell e Carl Sagan. Ei-los:

"Deus odeia bichas"

“Irmãos e irmãs gays, … vocês devem sair do armário. Sair… para seus pais… Eu sei que é difícil e que vai feri-los, mas pensem no quanto eles vão ferir vocês nas urnas! Saiam do armário para seus parentes… para seus amigos… se de fato eles são seus amigos. Saiam para seus vizinhos… para seus colegas de trabalho… para as pessoas que trabalham onde você almoça e faz compras… saiam apenas para as pessoas que vocês conhecem, e que conhecem vocês. Para ninguém mais. Mas, de uma vez por todas, quebrem os mitos, destruam as mentiras e as distorções. Para seu próprio bem. Para o bem deles.”

Harvey Milk (ênfase acrescentada), discurso em 25/06/1978.

RESPOSTA

Vemos com suspeita um sítio que alega ser dedicado ao ceticismo compactuando com uma visão excludente que repete o discurso dos sistemas de crença menos céticos que a Humanidade já produziu. Como o cético Karl Popper, entendemos que o princípio de igualdade entre todos os seres humanos é um princípio ético, ainda que não seja factual.

Como Carl Sagan e Bertrand Russell, entendemos que ser cético é excluir proposições sem base em evidências, mas isso só pode ser feito quando todas as mentes são incluídas num projeto comum de conhecer ao mundo como ele é e conhecer a nós mesmos como o mundo nos fez.

Nós, a Liga Humanista Secular do Brasil, nós, o Bule Voador, somos humanistas também porque entendemos que o conhecimento  cético e científico precisa da união de todos nós, num espírito de irmandade e debate crítico. Excluir pessoas com base na orientação sexual é abominável. Será preciso lembrar que também os gays eram mandados para os campos de concentração na Alemanha nazista, tendo até mesmo um símbolo especial para identificá-los estampado em suas camisas de prisioneiros?

É tão difícil assim enxergar que a coletividade da construção do conhecimento precisa de uma sociedade aberta e humanista, em que todos são presumidos iguais? Somos céticos quanto a qualquer projeto de ceticismo que exclua categorias de pessoas!

O humanismo secular está aqui para falar pelas pessoas que mais necessitam de voz, e neste momento os gays estão nesta situação, como os negros e as mulheres estiveram antes, como os ateus estão hoje.

Não somos apenas um blog GLS. Somos um blog de todas as letras.

BOICOTE

Convidamos os blogs listados na Central Ceticismo para pedir que sejam removidos de lá, e convidamos a comunidade cética lusófona a fazer um boicote contra o site até que aconteça um pedido de desculpas e uma mudança de atitude.

Um dos blogs listados é a rede social Evolucionismo.org, dedicada a divulgar a biologia evolutiva, com vários participantes mestres e doutores na área. O fundador do Evolucionismo, Eli Vieira, já pediu que a Central Ceticismo remova o Evolucionismo de lá.

Com esta atitude pacífica tencionamos lembrar que um ateísmo e um ceticismo nada valem sem um humanismo.

—————————————————————-

ATUALIZAÇÃO

Sites que apoiaram a ação do Bule Voador de repúdio ao preconceito contra o blog e contra a homossexualidade:

Livre Pensadores

Igreja Ateísta

Ateus do Brasil

Humor Ateu

Uma Ateia de Bom Humor

Coletivo Ácido Cético

Se você postou aderindo ao repúdio público e deseja o nome de seu blog incluído na lista acima, envie-nos o link da postagem nos comentários.

Bule Voador
  • Marcus Valerio XR

    Não me parece proceder a acusação de que o Bule Voador tenha virado um site GLS, mas é completamente evidente que ele passou a ser um blog de militância Feminista, repetindo acriticamente doutrinas da ideologia de gênero, em especial o Determinismo Cultural, que é perfeitamente análogo ao Criacionismo. http://www.evo.bio.br/LAYOUT/PsicologiaEvolutiva.html

    Esse comprometimento com uma ideologia fica evidente até mesmo na atitude de boicote e tentativa de mobilização de massa, reagindo desproporcionalmente ante a uma simples declaração de um decisão livre. Acaso é uma obrigação apoiar a homossexualidade? O referido site não se posicionou contra ela, apenas não a apóia. Isso já é suficiente para serem considerados homofóbicos e que se invoque extermínio de gays em campos de concentração como advertência?

    Sem contar o fato de terem deletado do blog a tradução do vídeo “Its only sexist when men do it” http://youtu.be/TE-FhdLEN64, que é uma crítica perfeitamente válida e coerente de alguns excessos do feminismo, que a esta altura, provavelmente o Bule Voador sequer reconhece mais.

    Não me surpreenderei nem um pouco se este meu comentário for removido, como é comum em sites feministas.

    • Gabriel Rodrigues

      Sem contar que existe uma questão importantíssima: será que o movimento cético/ateu deveria se misturar com o movimento feminista, igualdade racial, LGBT e de direitos dos animais?
      Embora possamos certamente traçar paralelos, analogias e manifestações de apoio, os movimentos são completamente distintos, e acabam por diluir os esforços que deveriam estar focados em questões como preservação da laicidade do estado, resistência ao criacionismo/homeopatia/etc, estímulo à educação científica e pensamento cético, dentre outros.
      Tudo bem por exemplo ao denunciar as tentativas de conversão dos índios pelas igrejas crentes, destruindo sua cultura; mostrar os argumentos falaciosos conta a homossexualidade baseados em religião e pseudociência; expor as cotas raciais como compensação histórica; denunciar o islamismo como altamente prejudicial às mulheres. Mas o bule exagera, e começa a cuspir a doutrina sem passar pela lente do ceticismo e do ateísmo. Afinal, pode chorar a vontade que esse é um blog “humanista”, mas “bule voador” é uma analogia cética/ateia, então não venha culpar os leitores.
      O movimento feminista, em suas vertentes mais recentes (e, convenhamos, a totalidade das feministas “de carteirinha” que existem por aí), nada tem a ver com ceticismo, a doutrina é simplesmente recitada e qualquer um que discorde é dispensado utilizando-se o espantalho mais conveniente no momento.
      Eu sou vegetariano e a favor dos direitos dos animais, mas convenhamos que grupos como PETA passam dos limites. Utilizar falácias e mentiras descaradas não são formas apropriadas de defender uma ideia.
      O movimento LGBT parece, em momentos, almejar fervorosamente a aprovação dos religiosos, como se pra ser gay fosse necessária aprovação divina.

  • Mársia Máriner

    Atheus de direita só falam merda mesmo… Nem vale a pena perder tempo em refutá-los, pois são deshonestos e canalhas por definição. Dynamite no cú de todos os câncervadores.